INSCRIÇÕES ENEM 2012
Inscrições Enem 2012: Os candidatos a uma vaga em universidades públicas federais e estaduais ou bolsa de estudos do Prouni, ou ainda a financiamento do FIES, que pretendem prestar o Enem 2012 devem ficar atentos ao novo calendário de inscrição do Enem que será divulgado pelo MEC – Ministério da Educação (http://www.mec.gov.br/). De acordo com a notícia divulgada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, serão realizadas duas edições anuais do Enem a partir de 2012. De acordo com o calendário anterior do Enem, as inscrições eram realizadas anualmente entre os meses de junho e julho.
Com o novo formato do Enem 2012 inscrições, realizado 2 vezes por ano, teremos 2 períodos distintos de inscrição, sendo um no meio do ano no mês de julho e outro no início do ano, provavelmente em janeiro. Desta forma haverá tempo hábil para que o INEP faça o processamento e elaboração das provas do Enem, confirmação do pagamento das taxas de inscrição e envio dos comprovantes de inscrição contendo endereço do local de prova aos candidatos.
A intenção do MEC e do INEP é minorar os problemas ocorridos nas edições anteriores do Enem que apresentaram diversas falhas na organização e na segurança das provas e gabaritos. Em 2009 houve o episódio do roubo das provas do Enem, ocorrido na gráfica responsável pela impressão dos cadernos de provas do Enem.
Para fazer sua Inscrição do Enem 2012, basta acessar o site do INEP através do endereço eletrônicos http://www.enem.inep.gov.br/ e preencher os formulários de inscrição, imprimir a GRU da taxa de inscrição, realizar o pagamento e aguardar sua confirmação. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, sem previsão de reajuste. Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública estão automaticamente isentos do pagamento da taxa. São necessários RG e CPF para fazer a inscrição do Enem.
Além de concorrer por vagas em Universidades Federais, o estudante que realiza o Enem 2012 tem direito de concorrer a uma das bolsas do Prouni – Programa Educação Para Todos, bem como de pleitear pelo financiamento do Fies – Fundo de Financiamento do Ensino Superior, ambos em instituições de ensino privadas. Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e têm mais de 18 anos também estarão aptos a obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do Enem 2012. Para isto basta que o estudante alcance a média necessária nas provas do Enem bem como na redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário